quinta-feira, 18 de março de 2010

Sapateiros de Franca em greve

Sapateiros de Franca em greve

Escrito por Leonardo Severo
18/03/2010

Paralisação por fábrica já arrancou aumento real de 3% para metade da categoria



Greve se espalhaA ofensiva desencadeada pelo Sindicato dos Sapateiros de Franca desde segunda-feira (15), com a estratégia da paralisação por fábrica, já conseguiu beneficiar metade dos cerca de 27 mil trabalhadores da base em mais de 500 indústrias de calçados.
Os acordos fechados contemplam 7,5% de reajuste salarial – mais de 3% de aumento real diante de uma inflação de 4,36% -, piso de R$ 612,00; abono escolar anual no valor de 160,00 por filho e 90 horas de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), de acordo com o salário de cada trabalhador. Além disso, o período do contrato de experiência foi reduzido para 60 dias, a data base foi mudada para o 1º de maio – o que favorece as mobilizações, pois anteriormente era fevereiro – e foram renovadas todas as cláusulas sociais.

“Garantido e registrado tínhamos quatro mil trabalhadores beneficiados pelos acordos, aos quais se somaram outros 10 mil apenas com a ameaça da greve rondando as empresas. Isso nos estimula a ampliar a mobilização”, declarou Sebastião Ronaldo de Oliveira, presidente do Sindicato.

Nesta quinta-feira o Sindicato concentrou os carros de som e boa parte da sua estrutura em três indústrias que empregam cerca de 500 funcionários: Florence, Corvari e Italforma. “A pressão da base é a única linguagem que o sindicato patronal entende. Com as empresas paradas fica mais fácil. Este é o nosso entendimento e o pique da greve tem sido decisivo”, informou o sindicalista. Agora, acrescentou, a solidariedade de classe começa a jogar peso fundamental, pois são centenas de fábricas para o Sindicato atender. “Além de grande importância, temos uma enorme necessidade de apoio. Todos os companheiros que puderem ajudar com estrutura serão bem-vindos. Enquanto nos concentramos numa fábrica há pelo menos outros quatro ligando, solicitando a presença dos nossos diretores”, explicou Ro/naldo.
A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário (CNTV), Cida Trajano, reforçou a convocação para que os Sindicatos se solidarizem: “greve é momento de um por todos e todos por um. Com toda a certeza, a conquista de um aumento real tão significativo, entre outros avanços, vai se irradiar não apenas pelo Estado de São Paulo, como pelo país, dando mais consistência e solidez às nossas reivindicações”.

Os Sindicatos e entidades que puderem auxiliar devem entrar em contato pelos telefones (16) 2104.4343, (16) 9121.8246 e (16) 9156.6746.



Mais informações – Ronaldo (16) 9146.6476.

Nenhum comentário:

Postar um comentário