segunda-feira, 18 de abril de 2011

Abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Política e Sindicalismo Internacionais

CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE EXTENSÃO SOBRE POLÍTICA E SINDICALISMO INTERNACIONAIS

Abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Política e Sindicalismo Internacionais
18/04/2011
Inscrições devem ser encaminhadas à CUT até o dia 6 de maio
Escrito por: CUT Nacional
Estimados companheiros e companheiras,

Gostaríamos de convidar todos/as a se inscreverem no Curso de Extensão Universitária sobre Política e Sindicalismo Internacionais que será realizado na cidade de São Paulo.

O curso terá 11 módulos e terá início no dia 30 de maio e previsão de término é o dia 17 de dezembro do corrente ano. Anexos estão a ficha de inscrição, a convocatória onde constam todos os detalhes do curso como objetivos, público alvo, grade curricular, corpo docente, carga horária e cronograma, metodologia, critérios de participação, certificação e demais detalhes.

As inscrições deverão ser encaminhadas à Secretaria de Relações Internacionais aos cuidados de Clair e/ou Martinho até o dia 6 de maio de 2011, às 18h, através do endereço: sri@cut.org.br, com cópias para clair@cut.org.br e martinho@cut.org.br. Para o ato de inscrições deverão ser enviados:

Ficha preenchida com os dados pessoais e da Instituição que está indicando;
Termo de compromisso assinado pelo Presidente e Tesoureira da entidade;
Telefones – fixo e celular, bem como email de fácil acesso para contato.

- Baixe aqui a ficha de inscrição

As inscrições não terão nenhum valor pré-estabelecido, já que esta atividade será desenvolvida no âmbito do PAS Internacional da CUT. Assim sendo, a CUT Nacional através da Secretaria de Relações Internacionais arcará com os custos de passagem aérea, hospedagem, alimentação e materiais didático-pedagógicos. Ressaltamos que não arcaremos com custos de diárias para despesas com deslocamentos na cidade de origem e em São Paulo até o local da atividade, cuja definição de valor é de responsabilidade de cada uma das entidades.

Ressaltamos mais uma vez o quanto é importante que todas as CUTs estaduais e os ramos indiquem um/a representante para o curso, pois além de formar quadros com certeza fortaleceremos a ação da CUT no Brasil e no mundo.

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POLÍTICA E SINDICALISMO INTERNACIONAIS

Apresentação
Desde a sua origem a Central Única dos Trabalhadores – CUT vem construindo uma trajetória no âmbito do Sindicalismo Internacional que a projetou como uma das mais importantes Centrais Sindicais do Mundo. A conquista deste reconhecimento deve-se tanto pelas inúmeras e grandes mobilizações nacionais que fizeram da CUT a 5ª maior central sindical da Confederação Sindical Internacional – CSI e a maior da América Latina, quanto pelas relevantes intervenções nos espaços sindicais internacionais, particularmente a partir da sua filiação à CIOSL/ORIT e na constituição da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul – CCSCS; nos espaços que possibilitaram uma importante articulação com os movimentos sociais, nos quais destacamos o Fórum Social Mundial, bem como nos espaços institucionais cuja participação nas instâncias da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em reuniões do chamado G-20, entre outros, onde temos garantida a expressão da classe trabalhadora brasileira, com voz ativa, no processo de enfrentamento das políticas de orientação neoliberais em todo o planeta. Por esta razão a CUT é convocada, cada vez mais, para contribuir nas reflexões e formulações de estratégias que apontem no sentido do fortalecimento da organização e da mobilização do movimento sindical nas diferentes regiões do mundo, o que nos coloca a exigência de capacitarmos quadros dirigentes capazes de nos representar com a consistência que nos é peculiar. Frente a esta demanda, a Secretaria de Relações Internacionais em conjunto com a Secretaria Nacional de Formação em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – CESIT/IE/UNICAMP elaborou este curso que sem dúvida alguma será um marco no processo de desenvolvimento da Política de Relações Internacionais da nossa Central Sindical. Finalmente, queremos ressaltar que esta iniciativa deriva de uma das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico da nossa Direção Executiva Nacional no eixo “Fortalecimento do Projeto Sindical da CUT no Brasil e no Mundo”.

Objetivos
Promover um processo de apropriação dos fundamentos históricos e da lógica macroeconômica do sistema capitalista visando uma maior compreensão das origens da crise atual e seus impactos sobre o mundo do trabalho e o emprego.
Contribuir para uma compreensão mais consistente sobre as origens históricas do movimento operário e suas estratégias de organização sindical no mundo e na América Latina;
Possibilitar as direções, lideranças e assessorias sindicais a apropriação do contexto e da dinâmica de funcionamento das relações exteriores tanto no campo político da diplomacia quanto das relações comerciais e suas interfaces com o mundo do trabalho.
Possibilitar maior conhecimento da história, estrutura e papel das diversas organizações internacionais, não só intergovernamentais, mas também sindicais. Além dos blocos econômicos e acordos internacionais os quais dialogam de forma positiva e negativa com a classe trabalhadora.
Capacitar dirigentes, lideranças e assessorias sindicais para que tenham conhecimento da história de luta da CUT no âmbito internacional, desde as primeiras políticas como a luta contra o pagamento da dívida externa e o FMI e as diversas parcerias e iniciativas que contribuíram na consolidação da Política Internacional da CUT nos últimos anos como, por exemplo, a participação no Fórum Social Mundial.
Capacitar dirigentes, lideranças e assessorias sindicais para que estejam aptos a recorrerem e utilizarem as convenções e instrumentos da OIT e da OCDE contra a violação dos direitos dos trabalhadores/as.
Qualificar dirigentes, lideranças e assessorias sindicais na perspectiva de fortalecer e ampliar as intervenções da CUT em nível Internacional, sobretudo no que diz respeito à negociação sobre códigos de conduta e acordos marco globais tanto no âmbito do movimento sindical, nas empresas multinacionais, quanto nos espaços institucionais.

Público-Alvo Prioritário
Dirigentes Sindicais das Estaduais da CUT;
Dirigentes Sindicais dos Ramos que têm atuação internacional;
Lideranças Sindicais que atuam na organização de Redes Sindicais no âmbito de empresas multinacionais;
Dirigentes da Direção Executiva Nacional;
Assessorias Sindicais que atuam prioritariamente em questões vinculadas à ação sindical em nível internacional.

Grade curricular
Disciplina1: O capitalismo como fundamento da sociedade de classes
Disciplina2: Análise da dinâmica econômica
Disciplina3: A Crise de 1929, a nova institucionalidade do pós-guerra e o Estado do
Bem-estar social
Disciplina4: A América Latina no contexto da evolução do capitalismo e as
organizações regionais
Disciplina5: Economia e trabalho no Brasil
Disciplina6: Política externa, formação de blocos econômicos, acordos de livre
comércio e multinacionais
Disciplina7: Organizações Internacionais
Disciplina8: Política Internacional da CUT e novos temas da agenda sindical
Disciplina9: Instrumentos de luta no âmbito do sindicalismo internacional

Corpo Docente
O corpo docente do curso sobre Política e Sindicalismo Internacional será constituído por professores, mestres e doutores/as, do CESIT/UNICAMP e de outras instituições de ensino e pesquisa convidados. Para o desenvolvimento de temas relacionados à estratégia da CUT, farão parte do corpo docente alguns de seus dirigentes, assessorias e consultores especializados.

Carga horária e cronograma de execução dos módulos
O curso será desenvolvido em 11 módulos, sendo 9 módulos presenciais (de 32 horas) e 2 módulos (total de 72 horas) em atividades, a distância, de leituras, discussões e trabalhos, conformando um total de 360 horas/ aulas e atividades. Os 9 módulos presenciais serão desenvolvidos em quatro (4) dias cada um, entre terças e sextas-feiras, no período de maio à dezembro de 2011, conforme cronograma abaixo:
Abertura do Curso – dia 30 de Maio as 18h.
Módulo 1 – 31/05 à 03/06
Modulo 2 – 28/06 à 01/07
Módulo 3 – 26/07 à 29/07
Módulo 4 – 16/08 à 19/08
Módulo 5 - 30/08 à 02/09
Módulo 6 – 27/09 à 30/09
Módulo 7 – 25/10 à 28/10
Módulo 8 – 29/11 à 02/12
Módulo 9 – 14/12 à 17/12 – Encerramento com certificação.

Metodologia
O desenvolvimento dos temas em cada uma das disciplinas buscará permanentemente a participação efetiva dos cursistas, já que se pretende uma articulação consistente entre as abordagens teóricas e conceituais com a prática sindical da CUT e dos participantes no que tange a sua ação no âmbito internacional. Para tanto, como estratégia pedagógica visando o estímulo à participação no transcorrer das aulas, os cursistas terão acesso a textos selecionados e indicados pelos professores/as. Visando uma boa compreensão dos mesmos, para cada texto haverá auxilio de monitores que contribuirão no processo de interpretação e entendimento de conceitos que não são de domínio dos cursistas. Entre um módulo e outro, os participantes do curso serão estimulados a desenvolverem algumas tarefas de estudo e pesquisa – atividades à distância - visando potencializar o seu processo de apropriação de novos conhecimentos.

Critérios de participação
Disponibilidade para participar de todos os módulos do curso;
Compromisso com as atividades propostas pelo corpo docente;
Ser indicado pela instância na qual participa como dirigente e/ou assessoria;
Compromisso expresso da entidade que o/a indicou em arcar com os custos do curso em caso de desistência sem justificativa plausível;
Preferencialmente, ter ensino médio completo.

Certificação
Serão concedidos certificados ao nível de extensão universitária somente aos alunos/as que participarem de no mínimo 85% da carga horária total do curso e que forem aprovados em todas as disciplinas com, no mínimo, nota 7,0, cuja avaliação será definida pelo corpo docente.

Prazo de Inscrições
As inscrições deverão ser encaminhadas à Secretaria de Relações Internacionais aos cuidados de Clair e/ou Martinho até o dia 6 de maio de 2011, às 18h, através do endereço: sri@cut.org.br, com cópias para clair@cut.org.br e martinho@cut.org.br. Para o ato de inscrições deverão ser enviados:
Ficha preenchida com os dados pessoais e da Instituição que está indicando;
Termo de compromisso assinado pelo Presidente e Tesoureira da entidade;
Telefones – fixo e celular, bem como email de fácil acesso para contato.

Número de vagas e Processo de Seleção: critérios e prazos
Serão oferecidas 42 vagas que serão distribuídas entre os inscritos/as, obedecendo-se:
Critérios de Gênero;
Critérios de Raça;
Critérios Geracionais – Juventude.
E uma distribuição proporcional entre:
As estaduais da CUT,
Ramos da CUT – Confederações e Federações,
CUT Nacional.

Sobre o custeio do curso
As inscrições não terão nenhum valor pré-estabelecido, já que esta atividade será desenvolvida no âmbito do PAS Internacional da CUT. Assim sendo, a CUT Nacional através da Secretaria de Relações Internacionais arcará com os custos de passagem aérea, hospedagem, alimentação e materiais didático-pedagógicos. Ressaltamos que não arcaremos com custos de diárias para despesas com deslocamentos na cidade de origem e em São Paulo até o local da atividade, cuja definição de valor é de responsabilidade de cada uma das entidades. Caso haja desistência do cursista, sem uma justificativa plausível, conforme avaliação das Secretarias responsáveis e em conformidade com as regras de participação mínima definidas pela Escola de Extensão da Unicamp, a entidade da qual o desistente faz parte, arcará com o valor total do custo/aluno que seria subsidiado pela CUT. O valor a ser estipulado para este pagamento levará em consideração o custo total da atividade, dividido por 42 (número de participantes).

Local de realização do curso e hospedagem
O curso e a hospedagem serão no Instituto Teológico Salesiano, situado à Rua Pio XI, 1100, Alto da Lapa, São Paulo – São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário