quarta-feira, 6 de abril de 2011

REFLEXÃO: O Dia Internacional da Mulher e a mobilização das mulheres CUTistas em São Paulo

REFLEXÃO: O Dia Internacional da Mulher e a mobilização das mulheres CUTistas em São Paulo


Sonia Auxiliadora, Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora, no ato do dia 12 de março, em luta pelo Dia Internacional da Mulher
SEMT-CUT/SP

Estamos no mês de abril e, em São Paulo, as mulheres trabalhadoras CUTistas continuam as mobilizações, que tiveram início no mês de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, com uma significativa diferença dos anos anteriores: estamos conferindo no dia a dia um significativo aumento da participação das mulheres em torno das bandeiras de luta no ano de 2011.


Se em 2010, elegemos a “Primeira Mulher Presidenta do Brasil”, fato que por si só mexe com a cultura do país no que diz respeito ao tratamento e conceito de gênero: sim, a mulher também pode ser Presidenta, continuamos em luta e queremos muito mais! Em 2011, as mulheres não se calaram e, determinadas, vêm promovendo ações relevantes para além do dia 8 de Março.


Aliás, nesse ano, foi dia de carnaval, o que não impediu que as mulheres trabalhadoras e feministas saíssem em bloco às ruas das cidades, como em São Paulo, dizendo: “Adeus Amélia!”, e, em São Bernardo do Campo, exigindo “Respeito, Liberdade e Inclusão Social das Mulheres”. Assim, continuamos mobilizadas para a conquista da autonomia, igualdade e todas as outras bandeiras históricas de luta, para a construção de uma sociedade justa, solidária e igual entre homens e mulheres!

Se em 2010, realizamos importantes ações, promovemos importantes debates durante todo o mês de março e fomos protagonistas de grandes mobilizações ao longo do ano e seguimos mobilizadas. Em 2011, convocamos as mobilizações por ocasião do Dia Internacional da Mulher com uma intensa programação: promovemos o “Mês de Luta das Mulheres”, que iniciou no dia 02 de Março, com o Ato de Abertura das Atividades e Lançamento Estadual da Marcha das Margaridas, que reunirá, nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília/DF, 100 mil mulheres rurais e urbanas. Pautamos nossas ações em São Paulo – Capital, nas regiões e cidades do Estado através das Subsedes da CUT/SP e entidades filiadas convocadas pelos ramos e sindicatos filiados.

Para sermos vistas, usamos as mesmas cores em roxo e lilás dizendo juntas que “Estamos de Olho nos Direitos das Mulheres” e, para avançarmos em novas e significativas conquistas, ampliamos o debate em torno dos eixos:

* Por Igualdade no Trabalho – Mulheres em todos os cargos e profissões e com igualdade salarial!

* Pela valorização do Salário Mínimo!

* Creche: Um Direito da Criança, da Família, responsabilidade do Estado e do Empregador

* Erradicação da violência na vida da mulher. Violência Contra a Mulher: Tolerância nenhuma!

Com tudo isso, nossa agenda não se resumiu no mês de março e temos a certeza que se ampliará cada vez mais em função do avanço da participação das mulheres no sindicato e na CUT. O mês de março pode ter passado, uma vez que estamos em abril de 2011, mas, a agenda de mobilização no estado de São Paulo ultrapassou os limites do dia 8, do mês de março e já vai conquistando o calendário do ano, pois, além dos eventos convocados para a reflexão em torno dos eixos de luta, estamos mobilizadas para participar ativamente da Marcha das Margaridas e em todas as etapas das Conferências de Políticas Públicas convocadas, como políticas para as mulheres, trabalho decente e nas demais que, igualmente, estaremos presentes garantindo nossas propostas e a defesa intransigente dos direitos das mulheres trabalhadoras.

Sonia Auxiliadora
Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora
CUT Estadual São Paulo



PRÓXIMAS ATIVIDADES
Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP
Lançamento da cartilha “Trabalhadoras em Luta, no dia 7 de abril, às 18h, no Atlântida Park Hotel – Rodovia Fernão Dias, km 37,5, Atibaia

Seminário Trabalho, Dominação e Resistência
Revisitando a obra de Beth Lobo, 20 anos depois
Lançamento da nova edição do livro "A classe operária tem dois sexos - trabalho, dominação e resistência"
Dia: 8 de abril
Local: Centro Cultural Maria Antônia, da USP (Rua Maria Antônia 294)
Clique aqui e confira o cartaz com a programação completa


Debate: “Genêro, Educação e Trabalho: Um panorama da América Latina"
Dia 14 de abril, às 19h
Expositoras: Prof. Drª Sandra Duarte de Souza e Deise Recoaro (CONTRAF/CUT)
Local: Sindicato dos Bancários do ABC - Rua Xavier de Toledo, 268, Centro - Santo André/SP.
Apresentação da banda "Fulanas e tal"

*Participantes terão direito a certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário